buscapé

buscapé

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Transplante capilar: saiba como é feita essa cirurgia para calvície



Nesse procedimento os folículos capilares saudáveis são transferidos para as regiões onde há calvície

O que é o transplante capilar

Transplante capilar é o procedimento que realoca folículos capilares que não tem predisposição para calvície para a região que está calva. Quando os folículos são transferidos dessa forma, o cabelo volta a surgir nessa área. Esse procedimento é considerado a única solução definitiva para a calvície androgenética, aquela que é hereditária. 
É importante ressaltar que calvície não é a mesma coisa que queda de cabelo. Nela os fios não caem e sim entram em um processo de miniaturização - se tornando semelhantes aos pelos do rosto fora da área da barba, ou seja, bem pequenos e quase que imperceptíveis. Isso só ocorre em pacientes predispostos geneticamente a esse problema, que é desencadeado pelos hormônios masculinos (a testosterona e seus derivados, principal a di-hidrotestosterona, também conhecida com DHT). 
A DHT é cinco vezes mais potente que a testosterona e é o hormônio chave no surgimento da alopecia androgenética. O fato de que os receptores para este hormônio não se encontrarem distribuídos igualmente em todo o couro cabeludo explica os padrões de perda de cabelos. Por isso mesmo, o transplante capilar retira fios dessa área e os realoca nas regiões em que já houve miniaturização, pois, por algum motivo ainda desconhecido, esses fios não correm o risco de também passarem pelo processo de transformação. 

Outros nomes

Autotransplante capilar 
Muitas pessoas chamam o processo de implante capilar, o que é errado, já que o implante pressupõe a colocação de um cabelo não natural na região afetada pela calvície e o transplante capilar utiliza fios do próprio paciente. 

Indicações do transplante capilar

O transplante capilar pode ser feito em qualquer pessoa que sofra com alopecia androgenética e deseje ter novamente cabelo na região que está calva. No entanto, é importante avaliar na consulta com o especialista em que estágio o processo de calvície se encontra. Alguns especialistas preferem realizar o procedimento quando ele está estabilizado. 

Calvície: queda de cabelos provoca aparecimento de entradas e redução de volume

    Como é feito o transplante capilar

    Existem duas técnicas de transplante capilar, a mais convencional chamada de FUT (sigla inglesa para transplante de unidade folicular) e a técnica que não causa cicatriz linear chamada de FUE (sigla inglesa extração de unidades folicular). Elas mudam, na verdade, a forma como é retirada a área doadora nessa cirurgia. 
    Na técnica convencional FUT, uma faixa de cabelo é removida da região de trás da nuca, levada para microscópios de alta potencia e resolução e dividida em fatias finíssimas de menos de 1 mm de espessura chamadas slivers, para então serem separadas em unidades foliculares de 1 fio, 2 fios ou 3 fios. 
    Já na técnica FUE, o cirurgião remove diretamente do couro cabeludo a unidade folicular pronta com punchs bem pequenos de 0,6 milimetros de diâmetro, que depois são levadas ao microscópio para serem lapidadas. A diferença entre as técnicas está somente no modo de obtenção das unidades foliculares, que depois de prontas serão transplantadas para a área receptora através de micro incisões no couro cabeludo. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário