buscapé

buscapé

sexta-feira, 20 de maio de 2016

9 looks de Cassandra, personagem de Juliana Paiva, para usar na vida real



A jovem e maluquinha Cassandra, interpretada pela atriz Juliana Paiva na novela Totalmente Demais, já viveu dois momentos completamente diferentes na sua trajetória. Da aspirante à modelo do bairro popular de Curiacica, à mais recente milionária da Barra da Tijuca e capa de revista. Ainda que bastante chamativa e ousada, Cassandra vestiu alguns visuais que poderiam certamente sair da telinha para a vida real. Confira alguns deles:

Looks de Cassandra para copiar

1. Com seu típico top ciganinha em que vivia aprontando na época do concurso Totalmente Demais.
2. Além das versões mais neutras, a aspirante a modelo também usava muito os tops estampados com estilo bem flower power.
3. Cassandra também recorria bastante ao uso de terceiras peças, como coletes com franjas e detalhes étnicos, com bordados e rendas.
4. Em sua rotina no bar Flor do Lácio em Curiacica, a loira apostava muito nos shorts jeans e mostrava bastante estilo ao optar pelo visual denim total. 
5. Para um programinha noturno, happy hour ou cineminha: jeans, salto e um supercolar de franjas prateadas. 
6. Ou, para um compromisso mais sóbrio como de trabalho ou sem tanto romantismo, camiseta regata branca e calça preta:
7. E também dá para arrasar numa noite mais quente, com vestido de couro cheio de sensualidade.
8. Agora, glamour total, é o visual de Cassandra rica, digno de tapete vermelho.
9. Ou de princesa, para um baile de 15 anos ou de Carnaval e Réveillon cheio de fantasia e sofisticação.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Shampoo de cavalo faz mesmo os cabelos crescerem mais rápido?

Entenda melhor a composição desse produto e suas propriedades para os fios


Muitas pessoas falam do shampoo de cavalo como uma solução mágica para tercabelos mais longos em menos tempo. Mas, para começo de conversa, há anos a fórmula do shampoo de cavalos mais conhecido do mundo já foi modificada para contemplar o uso em humanos. O motivo pelo qual esse shampoo mantém a foto do cavalo na embalagem e seu nome permanece vinculado ao uso veterinário é puro marketing. As pessoas associam a crina do cavalo com um cabelo forte e bem tratado e isso faz com que elas procurem esse shampoo e o consumam. 
Apesar da sua fama de fazer o cabelo crescer mais rápido, na realidade, um shampoo comum não tem essa capacidade. Até existem produtos no mercado, específicos para doenças dos cabelos, que prometem prolongar a fase de crescimento dos fios, mas mesmo eles não aceleram o crescimento em si. A função principal do shampoo continua sendo a de limpar o couro cabeludo e os cabelos da sujeira, excesso de oleosidade e produtos acumulados, sem quebrar os fios neste processo. 
Portanto, a composição do shampoo de cavalo é semelhante aos outros shampoos para uso exclusivo em humanos: consiste de água, detergentes, proteínas, lipídeos, acidulantes e - pasmem! - sulfato (na forma de sodium laureth sulfate) e sal. 

Analisando melhor a composição do shampoo de cavalo

A presença do sulfato no shampoo promove uma excelente ação detergente a ele, porém precisamos ter em mente que a limpeza excessiva pode provocar danos aos fios, principalmente quando são compridos, tratados quimicamente, ou em cabelos cacheados ou crespos. A proteção natural dos cabelos é formada por moléculas de gordura e a remoção em excesso, com o tempo, pode tornar as pontas dos cabelos secas e quebradiças, principalmente quando não se tem uma rotina de cuidados com hidratação e condicionamento dos cabelos. É por isso que o sulfato presente no shampoo é associado ao frizz, mas a maioria das marcas usa silicones e hidratantes em sua composição para evitar que o sulfato cause danos à fibra capilar. Aqui não é diferente! 
Além disso, o pH do shampoo de cavalo é 6,0, sendo que os shampoos infantis têm o pH próximo de 5,5. Acontece que o pH da pele do cavalo é próximo de 7.0, enquanto que a pele humana gira em torno de 5.0. Isso significa que além de ter sal e sulfatos, o shampoo para cavalos é menos neutro para a nossa pele que o shampoo infantil. Isso não chega a ser um grande problema, porque um pH abaixo de 7 é considerado seguro para uso em humanos e somente acima desse valor ele poderia resultar na quebra dos fios. Por ser de pH básico (alto), ele permite uma boa abertura das cutículas dos fios, o que facilita a absorção do condicionador, que deve ser usado na etapa seguinte. 
E quanto ao sal? Para começar, gostaria de salientar que todos os shampoos possuem sal em sua composição, mesmo os que dizem que não têm. O tipo de sal considerado "mais agressivo" seria o cloreto de sódio, exatamente o que está presente na fórmula do shampoo de cavalo. A ausência deste sal na fórmula do shampoo torna-o um pouco menos agressivo, sobretudo para quem lava os cabelos todos os dias ou fez química ou coloração nos fios. O motivo seria o fato de que o sal resseca (desidrata) os fios já fragilizados por estes tratamentos ou pelo excesso de lavagens. 
Na realidade, depois de me informar sobre a composição do shampoo de cavalos eu cheguei à conclusão de que ele funciona como um shampoo anti-resíduos, com suas vantagens e desvantagens. Esses shampoos de limpeza profunda têm a propriedade de retirar as substâncias químicas que se acumulam nos fios (resíduos) e que impedem a absorção dos nutrientes de shampoos e condicionadores. Por esse motivo, depois da lavagem, recomenda-se o tratamento com máscaras e hidratantes. Você irá observar um resultado melhor porque os fios serão capazes de absorver muito melhor as proteínas (aminoácidos), silicones, vitaminas e emolientes contidos nesses produtos. E é por isso que os fios realmente podem parecer mais cheios e brilhantes após o uso desse tipo de shampoo. 

Problemas do shampoo de cavalo

A desvantagem do uso prolongado desse tipo de shampoo é que ele pode remover mais rapidamente a cor dos cabelos tingidos e fazer com que um tratamento não permanente, como uma progressiva, dure menos tempo. O seu uso excessivo, diário, sem uma rotina de hidratação, também pode levar ao ressecamento das pontas dos cabelos. 
O fabricante recomenda o uso associado ao condicionador da mesma linha. A composição dele leva diversos nutrientes e emolientes e substâncias hidratantes, como óleo de coco, glicerina, óleo de soja, óleo de oliva, pantenol, vitamina E e aminoácidos do trigo. Esses componentes conferem um grande poder de absorção de água pelos fios, além de melhorar a maleabilidade e maciez dos cabelos. A vitamina E, além de hidratar, protege dos raios UV e a proteína hidrolisada do trigo forma uma película selante, porque tem afinidade com a queratina. O pantenol ou pró-vitamina B5 combateria a queda e tornaria os fios mais espessos, mas isso carece de comprovação científica em composições tópicas. O uso de ambos os produtos parece se complementar bem, pois o pH do condicionador é 4,5, o que promove o fechamento das cutículas dos fios, abertas na etapa da lavagem com o shampoo. 
A conclusão é que o shampoo de cavalos é um shampoo anti-resíduos e, portanto, deve ser usado com cuidado em cabelos com química. Ele não faz os cabelos crescerem mais rápido, mas realmente pode, se usado de forma adequada, dar um bom resultado na aparência dos cabelos principalmente, se for usado junto com um condicionador que contenha substâncias emolientes e condicionantes em boa quantidade. 

sábado, 14 de maio de 2016

Como acabar com as espinhas: truques caseiros


Como acabar com as espinhas: truques caseiros

Não é só na adolescência que elas nos incomodam. Vez ou outra, por alguns motivos surgem espinhas em nosso rosto. Veja como acabar com as espinhas com dicas caseiras.

Não é raro aparecerem cravos e espinhas no rosto, mesmo depois da adolescência. Existem vários fatores que podem contribuir para o aparecimento delas como a caspa, stress, falta de limpeza de pele, má alimentação, etc.
A maior ocorrência é na testa, nariz e queixo. Isso porque nessas regiões existem maior concentração de glândulas sebáceas que produzem sebo. Quando esse sebo é produzido em excesso, ele obstrui os poros causando o aumento de bactérias no local e o posterior aparecimento da espinha. Na testa, outro fator que contribui é a caspa no couro cabeludo.

Como acabar com as espinhas: dicas quentes

Antes de tudo, evite espremer a espinha! Parece resolver o problema, mas na verdade o torna bem pior! Há o risco de formar ferida e ainda deixar uma marca para que você se lembre para sempre da espinha espremida. O ideal é não mexer nela e investir em uma ótima limpeza de pele. E aproveitando os benefícios de alguns alimentos, é possível fazer receitinhas caseiras. Confira algumas dicas de como tirar espinhas de maneira segura:

Como tirar espinhas com limpeza de pele a vapor

Faça uma limpeza de pele com o produto de sua preferência. Aproxime o rosto de um recipiente com água bem quente, de modo que o vapor alcance todo o seu rosto. O vapor faz com que os poros entupidos se abram, facilitando a limpeza. Faça uma esfoliação suave na pele e em seguida lave o rosto com água morna.
Para fechar os poros, aplique uma loção anti-séptica sobre o rosto ou então água fria. Se fizer esse procedimento todos os dias você garante uma pele limpa e sem acne.

Mantenha os cabelos limpos

Como já foi dito, espinhas na testa podem ser causadas por caspa e cabelos oleosos. Então o cuidado com os cabelos é fundamental!
Se sofre com caspas, lave os cabelos com um shampoo anti-caspa ao menos uma vez por semana. Se costuma aplicar óleos nos cabelos, tome cuidado para não deixar cair na testa.

Limpeza com limão para tirar espinhas

Aplique suco de limão no rosto. O limão é ótimo para deixar a pele mais clara e ainda eliminar marcas de espinhas antigas. Uma boa dica é misturar o suco de limão com algum produto para limpar o rosto (como o Leite de Rosas).
Mas atenção: em contato com o sol, o limão pode facilmente manchar a pele. Faça a limpeza sempre à noite e logo em seguida lave bem o rosto com produtos específicos para sua pele.

Tratamento para espinhas com máscara de frutas

As frutas têm antioxidantes que auxiliam na redução de cicatrizes e acne. Faça uma pasta com laranja, uva, maçã e tomate e aplique no rosto, deixando por 30 minutos. Lave em água fria em seguida.

segunda-feira, 9 de maio de 2016


25 dicas para cuidar dos cabelos em casa

Profissionais ensinam como deixar os fios incríveis



Para ter o cabelo dos sonhos não dá para abrir mão dos cuidados diários, optando pelos produtos corretos, além de pensar no corte ideal para seu tipo de rosto. E para isso não é preciso gastar muito ou passar horas no salão.

Os cabeleireiros Lela Athanasio, do Crystal Hair, Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo, Sônia Nesi, do Studio Sonia Nesi e Angélica Teixeira, do Werner Coiffeur Dias Ferreira ensinam como cuidar dos fios em casa.

Cuidados caseiros para os cabelos

1 - Um cabelo bonito nunca pode ser lavado com água 'pelando', pois o calor abre as cutículas do fio e causa frizz. Use somente água fria e morna.
cuidados-caseiros-cabelos-lavar
2 - Ao lavar os cabelos em casa, faça duas etapas: use a medida de uma moeda de 1 real de shampoo, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágue muito bem e repita a operação.

3 - Shampoo anti-resíduo deve ser usado pelo menos uma vez por semana. Mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa a química.

4 - Nunca passe condicionador na raiz, para não aumentar a oleosidade da região. Para saber onde aplicar o produto, meça quatro dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado.

5 - Retire todo o condicionador do cabelo, nada de deixar um pouquinho para ajudar a pentear.

6 - Não importa se seu cabelo é liso escorrido ou crespo: use sempre um creme para pentear depois de lavar. Ele serve para repor nutrientes e proteger os fios.

7 - Depois use os finalizadores. Um bom leave-in é o segredo de beleza de muitas celebridades. Espalhe bem o produto com as mãos e penteie os fios. Mas use o produto com moderação, pois o excesso pode deixar o cabelo pesado. O ideal é o equivalente a uma moeda de 50 centavos.

8 - Quem faz escova precisa usar um creme termoativo que, além de proteger os fios, tem ingredientes que hidratam.
cuidados-caseiros-cabelos-secar
9 - Quem quer brilho pode aplicar o silicone no cabelo seco ou molhado. Para diminuir o aspecto ressecado, passe nas pontas logo após o leave-in. Ele formará uma película de brilho.

10 - A pomada é indicada para modelar os fios, mas, se o seu cabelo for oleoso, evite, pois ela é gordurosa. No lugar, use um creme de modelar para fazer penteados ou silicone, se o problema for o frizz.

11 - A dica para os cabelos enrolados é usar o musse depois do leave-in. Passe o equivalente a uma bola de pingue-pongue do produto, use um pente para ajudar a espalhar e amasse os fios com as mãos.

12 - Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma musse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, para domar seus cachos e evitar aquele efeito leoa.

13 - O formato do rosto é fundamental para a escolha do corte. O formato de triângulo invertido vai bem com fios desfiados e franja lateral. Redondo, com longos desfiados nas pontas. O quadrado deve ficar longe dos curtos. E o oval vai com quase todos os cortes.
cuidados-caseiros-cabelos-corte
14 - Quem tem cabelo liso e quer dar volume deve cortá-lo em camadas. E quem tem enrolado e quer domar os fios, deve desfiá-los.

15 - O chanel continua em alta, e pode ser usado inclusive por quem tem cachos, mas fica volumoso.

16 - Um jeito de saber se você pode ser loira é pela sobrancelha. Se ela for escura, com fios fechados, você não deve adotar o tom. Mas se ela for escura e translúcida, com fios ralos e um pouco de pele aparecendo, tudo bem.

17 - Quem tem a pele branquíssima pode ter qualquer cor de cabelo.

18 - Quem tem tintura escura e quer clarear deve ir com calma. Faça mechas a cada três meses e, quando 50% do seu cabelo estiver mais claro, mande ver na coloração. Desse jeito, você agride menos os fios.

19 - Assim que você sair do salão, compre shampoo e condicionador específicos para seu tipo de cabelo. Peça ajuda ao seu cabeleireiro para escolher os melhores produtos para usar em casa.

20 - Muita gente acha que o tonalizante agride menos os fios, mas isso não é verdade. Se for usado por três meses, a quantidade de pigmentos de cor acumulada no fio será a mesma da tintura, mas sem o mesmo efeito aparente.

21 - Dê um intervalo de pelo menos um mês entre duas químicas para poupar o cabelo.

22 - Hidratações devem ser feitas pelo menos uma vez por mês no salão.

23 - Se os seus fios são muito secos, precisam de produtos hidratantes. Procure saber, através do rótulo, se eles possuem óleos de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité, que são ótimos para hidratar. Já os cabelos frágeis, que quebram com facilidade, como os que têm tintura, precisam de proteínas para ser fortalecidos.

cuidados-caseiros-cabelos-creme

24 - Corte as pontas de três em três meses.

25 - Quer hidratar os fios? Misture uma colher de bepantol no condicionador.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Máscara de cílios laváveis e a prova d'água devem ser removidas de formas diferentes

SAIBA COMO REMOVER CADA TIPO DE MÁSCARA DE CÍLIOS: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE VERSÕES COMO À PROVA D'ÁGUA E LAVÁVEL

Quem usa maquiagem sabe que remover os produtos ao final do dia é essencial para uma pele bem cuidada. Demaquilar a região dos olhos requer ainda mais atenção, pois é uma área sensível e que pode irritar facilmente, principalmente se a máscara de cílios não for retirada por completo. No mercado de beleza existem produtos com diferentes fórmulas e que, por isso, também exigem maneiras bem diferentes para serem removidos. Descubra o melhor jeito de retirar cada tipo de máscara de cílios!

Máscaras à prova d'água devem ser removidas com demaquilantes específicos

As máscaras à prova d'água são mais resistentes e prometem duração prolongada. Por isso, costumam conter colágeno em sua composição, que ajuda a criar uma capa protetora ao redor dos cílios. Esse tipo de produto deve ser retirado apenas com demaquilante específico para a região dos olhos. Os bifásicos, por exemplo, contém óleo em sua fórmula, que vai fazer com que a maquiagem saia com mais facilidade. Muitas mulheres ainda têm receio de usar produtos à prova d'água por conta da dificuldade de remoção ou por causa de possíveis irritações na pele. Para que isso não aconteça, a máscara deve ser totalmente removida dos cílios, para que eles não fiquem fracos ou quebradiços.
Quem gosta de ter cílios curvados geralmente prefere as máscaras com aplicadores de cerdas arqueadas. Esse tipo de produto contém resinas que endurecem com o contato, o que promove a curvatura das pestanas. Se o produto for do tipo lavável, provavelmente contém pro-keratina em sua composição e para retirá-lo, demaquilantes são os mais indicados, pois o produto vai sair mais facilmente.

Máscaras para volume saem com água morna

Produtos que prometem efeito mais volumosos geralmente contém substâncias como peptídios, aminoácidos que formam uma barreira de hidratação na pele. O resultado são cílios mais grossos e densos, mas que podem facilmente limpos com água morna na hora do banho. É importante não esfregar nem pressionar os cílios na hora da remoção, basta usar um algodão e retirar o produto de forma sutil.

Lenços demaquilantes também são aliados na hora da remoção de máscaras laváveis

Além da água morna, as máscaras de cílios que não são a prova d'água também podem ser removidas com lenços demaquilantes. Se você precisa retirar o produto durante o dia e não carrega removedor de maquiagem, os lencinhos podem ser seus grandes aliados, pois são práticos e fáceis de levar na bolsa. Além disso, eles são capazes de retirar todos os resíduos que costumam ficar presos nos cílios. Basta colocar levemente sobre os olhos fechados e arrastar lentamente.