buscapé

buscapé

quarta-feira, 27 de maio de 2015


Água oxigenada pode clarear os dentes?

O peróxido de hidrogênio faz parte da formulação de clareadores dentais, mas bochechos

A água oxigenada (conhecida cientificamente como peróxido de hidrogênio) existe de diversas formas, texturas e concentrações e faz parte das fórmulas de géis clareadores usados para procedimentos caseiros para dentes brancos orientados por dentista, que são formulados e balanceados. 
Mas ao contrário do que se divulga amplamente na internet, o simples uso em bochecho da água oxigenada de 10 volumes para promover clareamento dentalnão é nada recomendado em virtude dos altos riscos associados, já que pode alterar significativamente o pH da boca, aumentando sua acidez e trazendo diversos danos, como lesões, agravamento de inflamações em mucosas, queimaduras, sensibilidade dentinária e também contribuindo para desmineralização dentária e destruição das bactérias aeróbicas, o que causa um desequilíbrio na flora bucal e sua proteção natural. Além de tudo, o uso da água oxigenada 10 volumes na tentativa caseira de branqueamento dental pode resultar em dentes mais manchados e de aparência ainda mais desagradável. 

Desvendando os problemas

O bochecho com água oxigenada de 10 volumes tem boa indicação em casos bem específicos, como inflamação nas gengivas, por exemplo, visto que com liberação do oxigênio as bactérias anaeróbicas não sobrevivem, e essas são as mais presentes em casos de periodontites (infecção dos tecidos que ficam em torno dos dentes). No entanto, não existem boas razões em se bochechar, de forma regular e sem indicação do especialista, com a água oxigenada antisséptica, vendida em farmácias e afins, com o objetivo específico de clareamento dental caseiro. 
Quando utilizada, nas gengivas e periodonto (tecidos de ficam em torno dos dentes) com regularidade, pode causar desequilíbrio da flora bucal, causar danos nas mucosas, mesmo nos dentes, piorar ou desencadear sensibilidade, mesmo que esta esteja diluída em água comum, além de não promover o efeito desejado do clareamento. 
Com relação aos cremes dentais obtidos a partir da mistura de água oxigenada 10 volumes e bicarbonato de sódio, além dos efeitos deletérios da água oxigenada em si, temos o agravante do bicarbonato de sódio ser abrasivo quando utilizado em pó, promovendo apenas um polimento, uma ?esfoliação? na parte superficial dos dentes, removendo manchamento externo e placa bacteriana, dando a falsa sensação de clareamento. O grande problema do uso regular e indiscriminado dessa pasta é que causa abrasão dentária, sensibiliza gengivas e o próprio esmalte dentário, deixando a pessoa mais exposta à infecções indesejadas. 

Clareamento caseiro? Só com indicação do dentista

Existem basicamente três tipos de clareamentos dentários profissionais, embasados por literatura científica e com comprovação de segurança e eficácia quando prescrito, feito e acompanhado por um cirurgião-dentista capacitado para tal procedimento; são eles: 
  • Clareamento feito em consultório, também conhecido como ?office bleach?
  • Clareamento feito em casa, o ?home bleach?, com moldeiras em acetato confeccionadas no consultório e géis clareadores de peróxido de carbamida (em diferentes concentrações, dependendo da indicação), em que há necessidade e prescrição do cirurgião-dentista)
  • Clareamento de dentes com tratamento de canal (dentes desvitalizados).
Recomenda-se que o clareamento feito em casa não seja feito com bochecho de água oxigenada comprada em farmácias e supermercados, aquela comum usada para machucados, mas pode ser feito com géis de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio em concentrações diferentes, de acordo com a necessidade e indicações de seu dentista. Em geral, os géis com peróxido de hidrogênio são utilizados para manchas predominantemente acinzentadas e os géis de peróxido de carbamida para manchas mais amareladas. 
Existem diversas apresentações, marcas, formas de usar, tempo em que o produto fica em contato com as superfícies dentárias e é bem seguro quando bem indicado e bem acompanhado por um profissional. 
Os clareamentos com géis vendidos em farmácias para serem feitos em casa, só devem ser efetuados depois de uma avaliação pelo cirurgião-dentista, que indicará o produto, moldeiras, cuidados e acompanhamentos adequados. Isso evitará os riscos inerentes da auto-prescrição, que são, entre outros: gengivas queimadas, sangramento, dores, e manchas em toda a arcada dentária. Em alguns casos os danos e sequelas podem ser graves e até irreversíveis. 
Os clareamentos feitos em consultório são os mais efetivos, mais seguros e de resultados melhores e mais duradouros. Eles são feitos, em geral, em duas sessões, com intervalo de 15 dias entre elas. Sua segurança ocorre porque há extrema proteção labial, gengival e de retrações. O peróxido de hidrogênio utilizado é de alta concentração, de 35%. 
O clareamento de dentes tratados endodonticamente (canal) é feito pelo profissional em consultório, após reabertura por trás do dente, proteção do início do canal e colocação de peróxido de hidrogênio à 35% e luz LED ou leve aquecimento, ou perborato de sódio misturado ao peróxido de hidrogênio em concentração 20% ou peróxido de carbamida em concentração de 35%. Os produtos são colocados em forma de pasta dentro do dente, que é fechado e o paciente fica com a substância agindo até a próxima sessão, que varia de 5 a 7 dias, onde é feita uma reavaliação (walking bleach). 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Shampoos podem ajudar na queda de cabelo, mas é preciso orientação de dermatologista

Alguns ativos no mercado podem ser interessantes para o problema, mas tudo vai depender da causa da queda

A queda de cabelo é uma queixa bastante frequente entre as mulheres. Como já discutimos em outro artigo, muitas vezes essa queixa é mais uma impressão que o paciente tem do que realmente uma queda aumentada que signifique uma doença ou outra condição preocupante.
No entanto, existem situações em que a perda de cabelos realmente se encontra elevada, uma condição denominada eflúvio. Conforme o tipo de cabelo perdido durante essa queda elevada, isso pode significar um tipo de quadro ou outro. Por exemplo, durante a quimioterapia, temos uma queda dos cabelos que estão em fase de crescimento. Já durante a amamentação e distúrbios da tireoide, temos uma queda dos cabelos que estão prontos para serem substituídos. É por isso que na primeira situação os pacientes chegam a ficar com falhas no couro cabeludo e na segunda isso não ocorre. 
Outra situação que deve ser distinguida são doenças que cursam com diminuição dos fios, não necessariamente queda. Nesses casos, ocorre uma miniaturização do fios, ou seja, ele não cai, apenas se torna imperceptível. 
É o caso da alopecia areata ou em clareira que ocorre com buracos sem cabelos na cabeça. Já a alopecia androgenética ou calvície tem um padrão de perda de cabelos com entradas ou com diminuição no topo da cabeça. É mais frequente em homens, mas algumas mulheres podem ter e apresentam cabelos muito finos e visualização do couro cabeludo. 

Uso de shampoos no tratamento desses problemas

Em todas essas situações, o tratamento deve ser focado na doença de base, no caso dos eflúvios e medicações específicas por via oral e tópicas na calvície. É válido o uso dos shampoos com ativos que auxiliam no tratamento dessas doenças. 
A maior parte dos shampoos anti-quedas existentes no mercado têm em sua formulação fitoterápicos que agem impedindo a ligação da forma ativa da testosterona nos fios, ou seja, de forma a impedir a miniaturização dos mesmos, o que pode ser útil na calvície. Além disso, muitos contêm antioxidantes, como a vitamina E, vitamina C, zinco e L-carnitina e vitaminas do complexo B, em geral. 
Há shampoos que contêm substâncias como o aminexil, um derivado do minoxidil, utilizado para o tratamento da alopecia androgenética e também da alopecia areata. Esses shampoos podem ser usados para estimular o crescimento de novos fios em outras formas de quedas de cabelos também, como os eflúvios. 
serenoa repens é um fitoterápico que inibe a conversão da testosterona existente em uma forma hormonal que está relacionada à queda de cabelo. Seria uma versão ?natural? da finasterida, mas usada de forma tópica em shampoos e loções. Existem produtos industrializados com essa substância e ainda não se sabe realmente qual o impacto do uso deste produto no desenvolvimento desta doença, pois mais estudos se fazem necessários. O fabricante recomenda o uso também para os eflúvios. Uma planta chamada ruscus está presente em algumas formulações e age de forma semelhante à descrita. 
Outro tipo de substância que pode ser utilizada em shampoos para queda de cabelos é a L-carnitina, porém seu mecanismo de ação ainda requer muitos estudos que comprovem a sua eficácia verdadeira. Trata-se de um antioxidante proteico, derivado de aminoácidos, que tem uma função fundamental para garantir energia para as células. Existe uma tentativa de utilizá-la em formulações com shampoos no eflúvio telógeno. A vitamina E ou tocoferol consta na bula de alguns shampoos e também atua como antioxidante, de forma muito parecida com a ação da L-carnitina. 
Concluímos que os shampoos podem sim ajudar no tratamento de uma doença dos cabelos, mas existem muitas opções no mercado e é interessante que um dermatologista esteja acompanhando você para orientar o melhor tratamento para aquele problema, que muitas vezes pode ser mais sério e precisar de uma investigação clínica ou um tratamento com medicação oral. Afinal, como não há uma só causa para os cabelos caírem, também existem inúmeros tratamentos para isso! 

quarta-feira, 13 de maio de 2015




LENÇOS BY PUCCI


Os lenços de seda são um acessório de moda clássico, toda mulher tem que ter um! Ainda mais quando tem um design vibrante e atemporal.
A marca Emilio Pucci, famosa por suas estampas e padronagens icônicas, já tinha lançado lindos modelos de lenços que homenageavam algumas cidades do mundo (Florença, Roma, Nova York, Paris, Xangai e Hong Kong), no ano passado. A coleção Cities of the World é uma continuação do lenço Battistero, feito ainda no ano de 1957, pelo Marques Emilio Pucci.  Agora, a grife adicionou mais três prints inspiradas em monumentos de Milão, Londres e Tokyo.
O lenço dedicado a Milão, a cidade que recebeu recentemente uma nova butique da marca, leva o desenho da catedral Duomo, construída no Século XVI e a magistral cúpula de vidro da Galleria Vittorio Emanuele II, do século XIX. 

Para Londres, a homenagem tem o mood vibrante da metrópole cheia ícones da cidade, como a cabine telefônica vermelha e o taxi preto. As bordas do lenço têm desenhos das joias da coroa inglesa, uma graça!


Já o lenço da cidade japonesa possui desenhos gráficos que mostram o mix de alta tecnologia e natureza, tão presente no país asiático! O monte Fuji, e origamis de pássaros e borboletas são representados em um jardim japonês.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Veja os looks que as famosas usaram no Baile do MET



Produções monocromáticas, pele à mostra, curtinhos e vestidos polêmicos estavam presentes no red carpet. Vem conferir os detalhes de cada um!
Nesta segunda-feira (4), rolou o tão esperado Baile do MET. A festa de gala comemora a abertura da exposição do MET Museum e reúne celebridades que a gente ama. Neste ano, o tema da mostra é sobre a China e algumas celebs criaram looks bem inspirados nesse universo. Fique atenta a produções mais ~polêmicas~.
O vermelho foi uma das cores da noite. Várias famosas decidiram ir camufladas com a cor.Vanessa Hudgens optou por um modelo de comprimento mídi e cheio de aplicações. O detalhe fofo fica por conta das sandálias com laços no tornozelo. Rita Ora investiu no longo com amarração no pescoço e Gigi Hadid preferiu o decotão e fenda lateral da Diane Von Furstenberg. Hailee Steinfeld fez a linha sexy e chique com a saia volumosa e cintura marcada.
Os looks monocromáticos também foram presença garantida no evento. Lorde optou por um vestido azul de mangas longas com recorte nas costas. Anne Hathaway usou um dourado com capa. Selena Gomez investiu em um modelo branco com recortes na barriga e costas. Ele também tinha detalhes de tassel nas alças. Kendall Jenner lacrou com esse longo Calvin Kleinverde. As amarrações na lateral deixaram o look supersensual.
Os curtos poderosos no tom cinza deram pinta no evento com Dakota Johnson e Miranda Kerr. Chloe Moretz apostou em um vestido estampado de modelagem mais longa e arrasou nos acessórios do pescoço. Zendaya divou com o modelo curto e com cauda.
Miley Cyrus, Cara Delevingne e Jennifer Lawrence investiram no preto nada básico com recortes. Katy Perry optou por um modelo Moschino superestiloso - o mesmo que a Gigi Hadid desfilou para a grife. Atenção para a bolsa tipo garrafa da cantora.
A transparência também rolou. Beyoncé e Kim Kardashian colocaram o corpo para jogo e investiram nos detalhes com pedrarias e penas combinados a pele à mostra. Já, Jourdan Dunnpreferiu o look mais discreto e optou pelas tramas estilo tricot. 
E como não pode faltar, também rolaram os looks ~polêmicos~. Lady Gaga eRihanna optaram por modelos exuberantes e com capa. FKA Twigs usou um vestido assimétrico com desenhos de braços e per